ASA-Logo-SITE(cabeçalho)_2023.jpg
ASA-prancha-inicial.jpg

O Centro de treinamento de atletismo indoor da BM&FBovespa (CTA), localizado em São Caetano do Sul é exemplo de uma obra sustentável.

Tanto o projeto arquitetônico de nossa autoria, como nosso gerenciamento sobre todos os projetos complementares da obra, nos demandaram um trabalho multidisciplinar, com foco total na sustentabilidade da edificação, que é um dos pilares dos projetos desenvolvidos pelo nosso escritório.

Os materiais especificados seguiram tecnologias sustentáveis, como portas de madeiras de reflorestamento, tintas atóxicas e outros, e aproveitamento dos resíduos da demolição do antigo ginásio como entulho para aterro no novo projeto. O piso da área de treino é composto com restos reciclados de pneus e garante ótimo rendimento ao atleta. Externamente, as circulações de pedestres e veículos são com materiais que permitem permeabilidade ao solo. As áreas verdes e ajardinadas foram privilegiadas espacialmente. A eficiência energética é mantida com uso de lâmpadas fluorescentes ou leds e sensores de presença em todos os ambientes. A cor branca nos telhados ameniza o aquecimento interno, minimizando o uso de ar condicionado. O uso eficiente da água foi obtido pela captação de chuva para reaproveitamento nos vasos sanitários e também na irrigação dos jardins, além da adoção de torneiras e vasos sanitários com controle de vazão através de válvulas automáticas e de duplo fluxo respectivamente. O conjunto de 31.000m2, que inclui a pista de atletismo externa existente, atende a acessibilidade de todos os usuários e conta com uma estação de coleta seletiva do lixo.

Todos estes procedimentos garantiram ao CTA a certificação prata LEED, um rigoroso sistema de avaliação que classificou o projeto e a obra como ambientalmente responsável e rentável, além da garantia de ser um lugar saudável para o uso a que se destina.